• Treinar nas férias?

    treino_ferias


    Se aproximando o final do ano, chegam as festas, as férias e o dilema: será que meus resultados desaparecerão se eu parar de treinar nas férias?

    Vários pesquisadores, incluindo nosso grupo, tentaram responder essa pergunta. Esse é o tema de um artigo nosso que acabou de ser aceito no Perceptual & Motor Skills: Motor Skills & Ergonomics. Nele, 60 mulheres jovens treinaram por 10 semanas, sendo que um grupo treinou as 10 semanas direto e o outro treinou 5 semanas, parou por 2 e depois treinou mais 5. Ao final, os ganhos de força tanto no braço quanto na perna (avaliados por um dinamômetro isocinético) dos dois grupos foram os mesmos! Ou seja, a pausa não interferiu nos resultados. Infelizmente o ultrassom quebrou nas últimas coletas e ficamos sem a avaliação de hipertrofia. Mas o grupo do Ogasawara fez análises similares em homens jovens e verificou que 3 semanas de pausa em meio a 15 semanas de treino não prejudicam os resultados.

    Calma aí! Não quero dizer para ser relapso e interromper os treinos quando der na telha, até porque a continuidade gera o hábito, fazendo os exercícios deixarem de ser sacrifício e virarem rotina. Além disso, avaliamos os efeitos de uma interrupção e não de treinos feitos de maneira irregular. O que quero dizer com esse post é que não será o fim do Mundo se você se permitir curtir suas férias com tranquilidade, sem a paranoia de procurar academias, com medo dos seus músculos derreterem. domain analysis . Obviamente que dieta deve entrar na conta, especialmente no final de ano, quando é comum exagerar nas bebidas alcoólicas e nas guloseimas. Se isso ocorrer, pode ter certeza que sua composição corporal vai mudar, talvez nem tanto pela perda de músculo, mas sim pelo ganho de gordura.

    Enfim, respeito e admiro quem mantém o foco durante os períodos de festas, mas também digo aos meros mortais que não precisam e martirizar e nem se privar de viver momentos com família ou amigos por medo que tudo se ponha a perder em poucos dias.

    Texto completo em Resarch Gate (https://www.researchgate.net/profile/Paulo_Gentil)


    (Paulo Gentil)

Deixe o seu comentário

Cancelar reenvio