• Termogênicos

    Termogênicos

    Auxílio na queima de gordura?


    A proposta dos termogênicos é aumentar a produção de calor pelo corpo, elevando o metabolismo e ajudando, assim, no emagrecimento. De fato, existem estudos mostrando que a elevação do metabolismo de repouso tem um importante papel no controle de peso, e um dos motivos porque exercícios aeróbios de baixa intensidade, especialmente os feitos em jejum, não são indicados para quem deseja perder peso. No começo, os termogênicos como Ripped Fuel e Xenadrine, continham efedrina, no entanto, ela teve que ser retirada devido aos relatos de problemas de saúde, inclusive mortes. Após um período, entrou em cena a dimetilamina, que estava no Jack 3D, Lipo 6, OxyElite e outros. Mas ela também foi proibida devido aos riscos à saúde, também causando mortes.

    Nesse vai e vem de termogênicos, a atenção sempre acaba voltando para a cafeína que é misturada com uma pá de coisas, resultando em compostos que recebem nomes sugestivos e são vendidos em embalagens que remetem à sensação de calor e agitação. Mas quais serão seus efeitos? Em um estudo publicado no Journal of Stregnth and Conditioning Research, Bergstrom e colaboradores avaliaram as alterações metabólicas de 21 homens após a ingestão de um termogênico (mix de cafeína, gengibre, canela, capsicum…) ou de placebo. As análises envolveram 50’ de repouso, 60’ de caminhada e 50’ após o exercício. A parte boa é que o suplemento não causou sobrecarga cardiovascular! Mas a parte ruim é que ele não alterou o metabolismo nos 50’ pré e pós exercício, havendo apenas um pequeno aumento do gasto energético durante a caminhada. Quanto foi o aumento? Bem… a diferença foi cerca de 12kcal após uma hora de caminhada!! Pior ainda, não houve alterações na utilização de gordura! Ahhh vá!

    Não existe milagre nos termogênicos. Os que funcionam, trazem riscos… os que não trazem riscos, não funcionam! Desculpe decepcionar quem busca milagre, mas a verdade á a verdade!


    (Paulo Gentil)

    Bergstrom HC, Housh TJ, Traylor DA, Lewis RW Jr, Cochrane KC, Jenkins ND, Schmidt RJ, Johnson GO, Housh DJ, Cramer JT. Metabolic, cardiovascular, and perceptual responses to a thermogenic nutritional supplement at rest, during exercise, and recovery in men. J Strength Cond Res. 2014 Aug;28(8):2154-63.

Deixe o seu comentário

Cancelar reenvio