• Musculação salvando vidas?

    Musculação salvando vidas?

    A grande evolução na musculação se deu quando ela deixou de ser associada apenas à estética e passou a ser utilizada para melhorar a vida e a saúde das pessoas. Um dos trabalhos mais importantes nessa área foi feito pelo Dr. Eduardo Cadore, surfista, churrasqueiro e professor da UFRGS, junto com seu orientador o notável Mikel Izquierdo.

    O estudo teve 4 semanas de treinamento cognitivo/marcha/equilíbrio, 4 de musculação e 24 de acompanhamento. A musculação envolvia apenas 2 sessões semanais de 2 séries de leg press, feitas na maior velocidade possível. Os participantes eram idosos com demência e tão debilitados que o próprio Cadore tinha que pega-los no colo para colocar no aparelho! As 4 semanas desse simples protocolo melhoraram muito a funcionalidade dos participantes, fazendo com que alguns abandonassem cadeiras de rodas, andadores e bengalas. O trabalho foi tão bom que, apesar de esquecerem os próprios filhos, muitos sabiam quem era o Cadore, o responsável por melhorar suas vidas!

    No entanto, houve uma parte trágica no estudo. Por motivos alheios à vontade de todos, os treinos foram interrompidos e as perdas funcionais foram implacáveis! Tanto que das 18 pessoas que concluíram o estudo, 6 faleceram durante o acompanhamento! Ou seja, um terço não sobreviveu a 6 meses sem musculação! Tragicamente, isso confirma que manter a funcionalidade é essencial para sobrevivência e que nós podemos salvar vidas!

    Alguns acham que sucesso é exibir corpos cheios de hormônios e implantes. Já eu acho que sucesso mesmo é mudar a vida das pessoas. O cuidado com o corpo é muito importante e até necessário, mas pense bem em quem são seus ídolos e qual papel você quer ter na vida das pessoas. Da minha parte eu digo que após uma pessoa te agradecer com os olhos cheios de lágrimas por ter salvado a vida dela ou de um parente, seus parâmetros de “ser bom” mudam um bocado.

    Tanto Cadore quanto Izquierdo estarão em alguns dos Simpósios Internacionais desse ano falando sobre usa experiências. Inclusive, já estão abertas as inscrições de Belém (dia 20/08 informações com o Humberto: [email protected] / 91 98417-4097) e São Paulo (dia 19/11 informações em http://www.institutocefisa.com.br/…/i-simposio-internaciona…).


    (Paulo Gentil)
    Cadore EL, Moneo AB, Mensat MM, Muñoz AR, Casas-Herrero A, Rodriguez-Mañas L, Izquierdo M. Positive effects of resistance training in frail elderly patients with dementia after long-term physical restraint. Age (Dordr). 2014 Apr;36(2):801-11.

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.